Palestra Uma Escola Possível – Campus Curitiba

Notícias

Palestra Uma Escola Possível

Publicado em

Copiado!

IMG_9849

Aconteceu no sábado (27), das 08:00 às 12:30h, a palestra “Uma Escola Possível, com o educadores José Pacheco e Luis Gomes. A palestra fez parte do III Encontro de Educadores em Homenagem ao dia dos Professores dos alunos do Curso de especialização em Educação Profissional do IFPR Câmpus Curitiba e foi realizada em parceria com Associação Seicho-no-ie. A professora do IFPR e coordenadora da 
Associação Seicho-no-ie Marlene Oliveira foi a responsável pelo evento, com apoio da ASSINTEC e do IFPR – Câmpus Curitiba.
Estiveram presentes cerca de 100 profissionais da educação que interagiram com os palestrantes, com questionamentos sobre as possibilidades de “Uma escola possível” com experiências práticas no Brasil e em Portugal .
O Educador  José Pacheco contou como ajudou a conceber o diferenciado  ensino na Escola da Ponte que segundo ele “não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e seus professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específicas. As crianças e os adolescentes que lá estudam – muitos deles violentos, transferidos de outras instituições – definem quais são suas áreas de interesse e desenvolvem projetos de pesquisa, tanto em grupo como individuais… e foi taxaivo: Não há dificuldade de aprendizagem, há dificuldade de ensinagem”  

 

 

José Pacheco: é educador, pedagogo e um grande dinamizador da gestão Democrática na Educação. Especialista em leitura e escrita, é mestre em ciência da educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou desde 1976 a Escola da Ponte, a qual foi idealizador, instituição que se notabilizou pelo projeto educativo baseado na autonomia dos estudantes.

 

 

Luis Gomes: possui Extensão Universitária em Língua Portuguesa, Graduado pelo Centro Universitário Sant’Anna – Curso de letras Português/Inglês.

 

 

 

 

 

 

Topo